Quantcast
Channel: bichopapinha.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 13

Na lancheira: quibe de berinjela

0
0

BICHO_PAPINHA-520x260-quibe-de-berinjela

Receitinha saudável, deliciosa, versátil e prática. Dá pra fazer quibe de praticamente tudo e dá pra temperar de várias formas. Folhinhas caem muito bem, acelga, espinafre, escarola. Também dá pra usar jiló, beterraba, tomates, pimentões, carnes, coalhada seca. Como pinholi é caro demais para os meus bolsos, sempre troco por alguma semente ou castanha mais acessível. O importante é ter alguma crocância. Desta vez fui de semente de girassol, mas poderia ser de abóbora, pistache, castanha de caju picada. Você pode optar por rechear ou misturar os ingredientes, a depender do formato que irá assar. Estes quibes foram especialmente feitos a pedido da professora do meu filho mais velho. Jacqueline queria incentivar as crianças de 6 anos a comer berinjela de forma saudável. Pensei no quibe quase imediatamente pela facilidade para comer sem talheres e por ser um prato que dá pra fazer rapidinho, sem grandes elaborações. Basta deixar o trigo de molho por umas horinhas, misturar tudo meio a olho e pronto. Gosto de separar uma porção antes de assar para comer como salada. O segredo do sabor são os temperinhos. Invista neles sem medo, baby! Quando for a alguma loja de especiarias árabes, compre bastante sumac ou sumagre. Ele já apareceu aqui e aqui. Tem um sabor que lembra limão, mas mais intenso. Ele pode ser congelado já moldado e descongelado diretamente no forno. Como não estava com paciência de moldar os quibes um a um, assei eles numa das lindas forminhas de silicone que ganhei da queridona Adriana Bueno nesta semana. Não é necessário untar a forma.

Quibe de berinjela

2 xícaras de trigo para quibe
2 berinjelas grandes inteiras
1 pimentão vermelho (opcional)
1 colher de sopa de tahine (usei do integral)
1/2 xícara de sementes de girassol
alho
pimenta síria em grãos (pode ser pimenta do reino, pode não ser nada)
hortelã fresca (usei menta)
salsinha e cebolinha
cravo em pó
canela em pó
grãos de coentro (opcional)
grãos de cominho (opcional)
sumac ou sumagre (pode substituir por meio limão espremido)
sal
azeite de oliva extra-virgem

Na noite anterior, ou com algumas horas de antecedência, cubra o trigo para quibe com água filtrada e deixe de molho. Não são necessárias muitas horas, apenas cerca de 3 horas para o trigo hidratar e ficar mais macio. Há quem prefira pouco tempo e alguma crocância, há quem prefira mais macio. Euzinha prefiro da forma mais fácil, se me lembrei antes de dormir, deixo a noite toda. Se esqueci, coloco pela manhã de molho. Quando for usar, esprema o trigo aos poucos com as mãos para retirar o excesso de água. Nada impede que você coloque todo o trigo num pano e torça, como se fosse fazer leite de vegetais. Eu acho mais simples espremer com as mãos.
Faça alguns furos nas berinjelas. Eu uso um garfo. Isto é importantíssimo para evitar explosões no seu forno. Leve as berinjelas ao forno, diretamente sobre a grade, até que murchem. Cerca de 20 minutos no forno aqui de casa. Elas vão ficar assim, ó:
BICHO_PAPINHA-520x260-quibe-de-berinjela2
Deixe esfriar um pouco, corte a ponta com o talo e torça aos poucos a polpa para espremê-la. Amasse a polpa grosseiramente, use uma faca para picar as fibras mais longas em pequenos pedaços. Junte os temperinhos verdes e o alho, bem picadinhos, as sementes de girassol, o tahine, o pimentão vermelho, livre da pele e das sementes. Moa os temperos em grãos juntos. Agora você deve decidir se seus quibes serão recheados ou não. Caso vá rechear, divida os temperos secos entre o recheio e o trigo para quibe. Eu não recheio quibes pequenos, então misturo tudo numa única bacia: trigo, recheio, temperinhos. Prove e veja se é necessário salgar. As quantidades dos temperos são ao seu gosto. Lembre-se que o cravo e o cominho são dominantes, então uma pitadinha é melhor que um montão. Tudo bem misturado? Coloque em forminhas ou molde quibinhos. Se estiver recheando, coloque numa assadeira maior uma camada de trigo, o recheio e cubra com outra camada de trigo. Neste caso, regue fartamente com azeite de oliva antes de levar para assar. Os quibes de berinjela sem recheio são bem úmidos, então não há a necessidade de regar com azeite de oliva antes de assar.
Leve ao forno médio, preaquecido por 10 minutos em temperatura alta, até a parte superior dourar e formar uma casquinha. Eu gosto bem queimadinhos, mas vai de gosto. Deixe ficarem mornos para desenformar. Regue com azeite de oliva antes de servir. Limão espremido é sempre bem-vindo quando se trata de quibe.

BICHO_PAPINHA-520x260-quibe-de-berinjela3


Viewing all articles
Browse latest Browse all 13

Latest Images





Latest Images